Kickstarter

Um dos projetos mais ambiciosos do Kickstarter em um bom tempo quer revolucionar algo que parou no tempo: a impressão. A equipe por trás da Mini Mobile Robotic Printer está criando um dispositivo que imprime diretamente em uma folha de papel, ao mesmo tempo que se move por cima dele.

O design da impressora, em forma de seta, facilita posicioná-la corretamente na página; você só precisa apontá-la para o canto superior esquerdo do papel. Ela funciona em qualquer tamanho; com uma folha de tamanho A4 padrão, o protótipo atual preenche uma página em menos de um minuto.

O cartucho de tinta embutido promete imprimir até 1.000 páginas antes de ser substituído, mas só na cor preta. Por enquanto, a qualidade de impressão é de 96×192 dpi – mas isso será melhorado quando (ou se) a impressora Mini Mobile Robotic se tornar realidade.

A impressora promete se conectar com outros dispositivos – Android, iOS, Linux, OS X e Windows – através de Bluetooth. A bateria deve durar até uma hora, e levar três horas para ser carregada via microUSB. Quanto às dimensões, estima-se 10 cm de altura, 11,5 cm de diâmetro e 300 g.

Certamente existem alguns grandes obstáculos para torná-la confiável e precisa o suficiente, e talvez seja um pouco difícil ficar animado com uma impressora. Mas para quem trabalha fora de um escritório, ela poderia ser essencial. E se você só precisa de uma impressora algumas vezes por semana, ela tem o potencial de substituir aquele trambolho cinza na sua mesa.

Os criadores da Mini Mobile Robotic estão tentando arrecadar US$ 400.000 no Kickstarter para o projeto. Você pode reservar uma unidade por US$ 180, mas vai precisar de paciência: a entrega só deve acontecer em janeiro de 2015.