Usuários do Gmail relataram problemas ao acessar o serviço de e-mail do Google nesta segunda-feira (23). Menos de 50% dos usuários foram afetados pelo atraso no envio e recebimento de e-mails, diz o Google. Muitos tem usado a hashtag #gmaildown no Twitter para fazer reclamações e o site DownRightNow.com alerta para problemas na plataforma.

A página que registra os detalhes de desempenho dos serviços do Google apontava um problema de instabilidade do Gmail no fim da manhã de hoje, enquanto o Google afirma que ainda está investigando o caso. Ainda não se sabe o que pode ter causado o problema.

Como criptografar suas mensagens de e-mail (Foto: Reprodução/Techtudo)  (Foto: Como criptografar suas mensagens de e-mail (Foto: Reprodução/Techtudo) )

Por volta de 13h, o Google atualizou o status do serviço, informando sobre o andamento das análise internas da equipe Gmail. Segundo o time de desenvolvimento, está havendo atrasos na entrega de mensagens e os downloads de anexos podem falhar ao usar o serviço.

Ainda no início da manhã, o Google garantiu que o número de usuários afetados era pequeno e correspondia a cerca de apenas 0,024% do total de inscritos nos serviços do Gmail. Porém, algum tempo depois, por volta das 15h, o Google afirmou que os atrasos no envio de e-mails estava afetando menos de 50% dos usuários do serviço, em todas as partes do mundo.

Página de status do Gmail informa problemas de acesso para alguns usuários  (Foto: Reprodução/Google)

O gigante de buscas prometeu divulgar mais informações sobre as causas do problema – e as suas eventuais soluções – na página de status do serviço ainda durante a tarde de hoje.