wifi

Em resposta ao aumento da utilização de dispositivos móveis, as conexões wireless têm apresentado uma tecnologia cada vez melhor. No entanto, alguns usuários não abrem mão de conexões por cabo ethernet, pois suas redes são mais seguras e mantêm-se estáveis. Conheça mais sobre essas vias de conexão e veja qual é a mais adequada para às necessidades.

Conexões via cabo ethernet são mais recomendadas para usuários que desejem jogar partidas online e assistir videos via streaming (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro (Foto: Conexões via cabo ethernet são mais recomendadas para usuários que desejem jogar partidas online e assistir videos via streaming (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

As redes Wi-Fi são uma ótima opção para usuários que precisam de flexibilidade, pois são rapidamente instaladas, praticamente não possuem custos de manutenção e podem ser acessadas de maneira fácil e rápida por qualquer computador ou aparelho em sua área de cobertura.

Apesar dessas vantagens, conexões sem fio ainda possuem uma qualidade inferior à de redes cabeadas, apresentando limitações como: menores taxa de transferência de dados, acessibilidade menos protegida, maior vulnerabilidade na interceptação de informações e grandes instabilidades, causadas por interferências de aparelhos eletrônicos e obstáculos aos seus sinais, como aquários, paredes de concreto, etc.

As conexões com a internet por cabo oferecem uma maior segurança em seu trafego de informações, estabilidade muito maior, quase não apresentando problemas de transmissões de dados e interferências em seus sinais, e um excelente rendimento, possuindo velocidades de download e upload próximas dos limites máximos.

Combinando muito bem com laptops, as conexões Wi-Fi são mais recomendadas para usuários que desejem navegar pela internet (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Por outro lado, os cabos ethernet possuem a desvantagem de limitar bastante o acesso à Internet, apresentando uma rede com a instalação mais trabalhosa e oferecendo uma flexibilidade menor, pois os PCs precisarão se conectar em locais fixos.

Cabo ou Wi-Fi?

Mais indicadas para notebooks, as conexões wireless também podem ser utilizadas por computadores desktop, funcionando muito bem para usuários que fazem uso da internet para navegar por sites de informações e notícias, fazer buscas e pesquisas ou acessar blogs e redes sociais.

Para assistir filmes via serviços streaming é recomendável usar conexões por cabo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Apesar da instabilidade e das variações de sinal, as redes Wi-Fi são uma ótima opção para famílias com mais de um laptop, empresas e escritórios onde os funcionários façam frequentemente consultas na internet.

Já as conexões via cabo ethernet são mais recomendadas para usuários que desejem fazer atividades que requeiram uma grande taxa de transferência de dados, como downloads de grandes arquivos, jogar partidas online com múltiplos jogadores e utilizar serviços de filmes via streaming, como o NetFlix e o Hulu.

A segurança e maior estabilidade deste tipo de conexão são fundamentais para garantir a realização destas tarefas, mantendo um fluxo de informações constantes no envio e na recepção de grandes quantidades de dados.

Desta forma, dependendo da necessidade do usuário, é preciso pesar as vantagens e desvantagens de cada tipo de conexão, sendo possível também combinar ambas, deixando um PC conectado por cabo a um roteador, para funções específicas, enquanto as outras máquinas recebem a transmissão de sinais sem fio.

Combinar os dois tipos de conexão com um roteador pode ser uma boa solução (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) (Foto: Combinar os dois tipos de conexão com um roteador pode ser uma boa solução (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro))