A atualização do Windows 7 (KB2823324) lançada pela Microsoft como parte da tradicional “Patch Tuesday” que está fazendo com que muitas máquinas não consigam mais dar boot quando são reiniciadas está restrita ao Brasil.

De acorco com comunicado da empresa, “o problema atualmente só afeta o Brasil e estamos trabalhando ativamente para resolvê-lo”. No texto, a Microsoft também pede “desculpas pelo inconveniente”.

O problema parece afetar máquinas com a versão de 32 Bits (x86) do Windows 7 que receberam a atualização, que segundo a Microsoft foi criada para resolver uma falha de segurança num driver de sistema (ntfs.sys) responsável pelo acesso ao sistema de arquivos.

Entre os sintomas do problema estão telas azuis durante a inicialização do sistema ou um “loop infinito” onde a máquina reinicia continuamente antes de completar o boot. 

Máquinas com o Windows 8, ou a versão de 64 Bits (x64) do Windows 7 não são afetadas pelo problema.

Erro1

Segundo relatos em três fóruns, foram identificados problemas com este KB, sendo assim é recomendado que o KB seja desaprovado para instalação e caso o computador já tenha instalado o KB que o mesmo não seja reiniciado.

Primeira Opção para resolução:

Realizamos alguns testes em um computador com problema e restauração do Windows para um ponto de restauração funcionou normalmente. Para isto você deverá executar o seguinte procedimento:

Iniciar o computador pressionando a tecla F8, posteriormente selecione a opção “Recuperar o seu computador”, posteriormente selecione a opção “Restauração do sistema“, selecione um dos pontos de restauração e aguarde a finalização do procedimento, ao final poderá apresentar mensagem de erro, reinicie o computador mesmo assim e aguarde um possível CHKDSK e computador deverá inciar normalmente.

Após a conclusão do procedimento, reinicie o computador.

Assim que o computador iniciar, execute novamente o Windows Update e desabilite e oculte a atualização para o seguinte update: KB2823324.

Segue a descrição do Update: http://suporte.microsoft.com/kb/2823324

Segunda Opção para resolução:

Iniciar o computador em modo de restauração, para isto inicie o computador pressionando a tecla F8, posteriormente selecione a opção “Recuperar o seu computador”, agora selecione “prompt de comando” e execute o segundo comando:

dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

Lembrando que o C:\ pode ter outra letra dependendo de como sua instalação foi realizada, para isso acesse a unidade e confirme se o diretório do Windows se encontra na partição selecionada, para confirmar execute o comando “dir” para listar as pastas contidas no diretório, caso seja a correta execute o comando na mesma, ou tente acessar outra unidade (Por exemplo: C:\, D:\, E:\ …).

Após a conclusão do procedimento, reinicie o computador.

Assim que o computador iniciar, execute novamente o Windows Update e desabilite e oculte a atualização para o seguinte update: KB2823324.

Segue a descrição do Update: http://suporte.microsoft.com/kb/2823324